Projetos certificação Leed
Na Simon temos desenvolvido projetos que foram premiados com a célebre certificação LEED - Leadership in Energy & Environmental Design. LEED é um sistema de certificação da sustentabilidade nos edifícios que foi implantado em 1993 e que é considerado um reconhecimento em nível internacional.
Consiste em um conjunto de normas e parâmetros que analisam a sustentabilidade a partir do ponto de vista da eficiência energética, da utilização de energias alternativas e renováveis, da melhoria da qualidade ambiental interior, da eficiência no consumo de água…
Entre os muitos projetos desenvolvidos pela Simon que obtiveram a certificação LEED, podemos destacar:
Setor Escritórios
A sede corporativa da DKV, que alberga 300 trabalhadores em 12.700 m distribuídos em 9 andares, obteve uma qualificação de 67 pontos em 110 graças à colaboração da Simon, o que lhe permitiu ser certificada como Gold na categoria CI-Comercial Interiors.
É o único edifício da Munich Re que possui esta certificação; uma das mais exigentes e prestigiadas no âmbito da sustentabilidade. Neste projeto, a Simon forneceu a iluminação LED com detecção de presença e com o nosso sistema de Controle Maxlon, o que permitiu à DKV Seguros materializar a sua forma de entender a sustentabilidade.
Setor Hoteleiro
A Simon levou para este projeto o nosso sistema de pontos de carregamento para veículos elétricos. Isto permitiu ao Hotel MiM ser o primeiro da Europa a conseguir uma certificação LEED Platinum, distinção que regula a condição de edifício sustentável e que é atribuída pelo US Green Building Council.
LEED mede a sustentabilidade dos edifícios em sete grandes âmbitos: localização, energia, água, materiais, qualidade do ar, inovação e prioridade regional. E graças ao fato de poder gerir uma mobilidade elétrica e, ao mesmo tempo, gerar uma melhor qualidade de ar ao não contaminar de forma direta, este hotel de luxo, situado na província de Barcelona, conta com a maior distinção deste sistema de certificação, convertendo-se em um ícone de arquitetura sustentável e de compromisso ambiental.
Setor Terciário
A Cajamar, como promotora do projeto, tinha estabelecido claramente a intenção de construir um edifício que representasse uma referência na construção sustentável na Espanha. As análises térmicas, energéticas e fluidodinâmicas levaram a uma concepção pormenorizada das instalações para adaptá-las a todos os cenários possíveis.
O resultado final é uma certificação LEED Gold que dá à sua sede uma elevada funcionalidade e que permite alterar os espaços interiores. Hoje, o edifício funciona a 100% e os resultados obtidos têm sido melhores do que os esperados na fase de concepção e cálculo.
Fotografia: David Frutos